quinta-feira, 19 de abril de 2012

Alguém já parou para pensar como nascem os tubarões? Eles se desenvolvem em ovos ou dentro da mãe? OS DOIS!!!
Fig.1. Saco de ovos esqualídeo, conhecido como bolsa de sereia.

O tipo de desenvolvimento do embrião pode variar de acordo com cada espécie.
Alguns Tubarões são ovíparos e põem ovos com cascas grossas, resistentes a predadores, e que depois são presos por eles nas rochas ou nas algas. Os ovos são incubados dias ou semanas depois, e os filhotes sobrevivem por conta própria. Muitas das cascas de ovos têm uma forma retangular, e algumas, são muitas vezes trazidas até a costa pelas marés.
Há também tubarões vivíparos,esses dão à luz crias já com vida, que são alimentadas no útero do tubarão fêmea através de uma placenta ou de uma secreção conhecida como leite uterino. A viviparidade assegura que os filhotes sejam bem alimentados durante o seu desenvolvimento, deixando-os prontos para sobreviver aos rigores do mar imediatamente após o nascimento.
Tubarões ovovivíparos também carregam os seus embriões internamente, dando à luz filhotes vivos, mas sem alimentá-los durante o seu desenvolvimento. Em vez disso, os tubarões em crescimento são nutridos através do saco vitelino. Algumas espécies de tubarões, como o tubarão Mackerel, praticam a oogênese, na qual a mãe produz fluxos de pequenos ovos não fertilizados que alimentam os embriões em desenvolvimento.

Fonte: http://discoverybrasil.uol.com.br/tubaroes/reproducao/index.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário